A Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul terá até o final de dezembro para julgar a prestação de contas do ex-prefeito Arlei Barbosa referente ao exercício do ano de 2018. As contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), e a decisão encontra-se agora sob análise da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador Israel Gomes.
O julgamento pela Câmara é fundamental, e, caso não ocorra até o prazo estipulado, a instituição poderá responder por omissão. Na manhã desta terça-feira (29), foram entregues à comissão os documentos necessários para emitir um parecer sobre o caso, que determinará se o parecer desfavorável do TCE/MS será acatado ou rejeitado.
Segundo o vereador Israel Gomes, o próximo passo será a emissão do parecer da comissão de Finanças e Orçamento. Em seguida, o relatório será submetido ao plenário para votação, onde os vereadores decidirão pela aprovação ou rejeição das contas do ex-prefeito. Caso os parlamentares acompanhem o TCE/MS e reprovem a prestação de contas de Arlei Barbosa, ele ficará inelegível por um período de oito anos, a partir da data da votação, o que pode comprometer seriamente sua carreira política.
A decisão final será um marco no cenário político de Nova Alvorada do Sul e deverá influenciar os rumos da política local, considerando o histórico de Arlei Barbosa, que já foi prefeito por três mandatos e ainda mantém uma base de apoio significativa no município. Arlei no momento se encontra inelegível, o que lhe impediu de concorrer nas eleições de 2020 e 2024, caso tenha suas contas reprovadas novamente, Arlei somente poderá concorrer a algum cargo politico somente após as eleições de 2032 ou seja somente em 2036, Arlei completara no próximo mês 66 anos de idade e caso se torne inelegível novamente somente poderá concorrer quando estiver com 78 anos.
Motivos pela qual as contas foram rejeitadas:
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva