Os primeiros dias desta semana serão de tempo firme, com sol forte e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). As temperaturas ficam acima da média, podendo chegar aos 42°C, e umidade relativa do ar com valores entre 7% e 20%.
Pela configuração dos ventos, o céu deverá continuar encoberto por uma camada de fumaça resultante dos incêndios florestais na região amazônica e também de estados e países vizinhos.
A situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul.
Para as regiões sul, sudeste e leste do Estado, a previsão é de mínimas entre 20-25°C e máximas entre 36-40°C.
Já nas regiões pantaneira e sudoeste, são esperadas mínimas altas, entre 25-30°C, e máximas entre 38-42°C.
A situação não fica muito diferente nas regiões norte e bolsão, onde são esperadas mínimas entre 23-27°C e máximas entre 37-40°C.
Em Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 26-28°C e, máximas, entre 35-37°C.
Os ventos atuam entre o quadrante leste e norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Mudança de clima
No final da semana, na quinta (26) e sexta (27), há probabilidade de chuva e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria, aliada à disponibilidade de calor e umidade.
Na quinta-feira, pouco antes da chegada da frente fria, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e, provavelmente, irão favorecer o transporte de fumaça da região amazônica brasileira e boliviana, piorando a qualidade do ar no Estado.
Na sexta-feira deverá ocorrer uma queda das temperaturas, principalmente na metade sul de MS.
Alertas
Com a umidade do ar baixa e as temperaturas altas, o Cemtec reforça e recomendação para que a população beba bastante líquido, principalmente água, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia, e umidifique os ambientes.
Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais.
Por isso, a orientação é que não seja ateado fogo em nenhuma situação, pois, além de ser crime ambiental, há risco das chamas se alastrarem com muita facilidade neste período.
Mín. 22° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas