CANDIDATO: LUCIU FERAH / NÚMERO: 40777 / PARTIDO: PSB
1 - Candidato apresente-se, fale um pouco de você e sua trajetória!
Bom, eu sou o Luciu Ferah, sou candidato a vereador por este município, sou filho da terra, nasci e me criei nesta cidade, sou da década de 80, ou seja, desde cedo eu pude acompanhar o desenvolvimento do nosso entroncamento que após emancipação ganhou o lindo nome de Nova Alvorada do Sul, eu sou um apaixonado por NAS, já estive em outras regiões do país sempre a trabalho, mas, aqui sempre foi o meu lugar, o meu refúgio; a minha família, minha base, é toda estruturada aqui e como já disse, sou apaixonado por esse lugar e eu quero o melhor pra Nova Alvorada do Sul, meu desejo é que a cidade retome o caminho do crescimento, um município que já viveu anos de crescimento alarmante, hoje encontra parado no tempo, é preciso fazer mais.
2- Candidato, Por que o senhor quer ser vereador?
R: como eu já disse na pergunta anterior, é preciso fazer mais por Nova Alvorada do Sul, é preciso cuidar mais da cidade, é preciso investir muito mais através de recursos estaduais e federais, fomentar o emprego, buscar parcerias com novas empresas, temos que quebrar esse monopólio que só duas empresas têm de empregar, discutir junto à população programas de inclusão social, mais oportunidades do primeiro emprego para nossos jovens sem cabide, é preciso dar suporte para que nossa população cresça economicamente, socialmente e moralmente, e eu como vereador quero ser incansavelmente represente do nosso povo, para que tenhamos uma sociedade mais digna, mais feliz, quero estar presente em todos os momentos possíveis e não aparecer somente de quatro em quatro anos como a gente tem visto nessas ultimas gestões.
3- Qual será realmente e sua área de atuação? A Quem o senhor representará de fato na politica de Nova Alvorada do Sul?
R: Todos nós sentimos na pele que nosso município precisa ser assistido de uma forma mais aplicada né, em quase todas as áreas é preciso ter um olho clinico pra poder fazer alguns ajustes ou até algumas mudanças se necessário. Sabemos também que há ineficiência na manutenção e limpeza urbana, na manutenção das áreas agrícolas e estradas vicinais, sabemos das dificuldades das estradas dos nossos assentamentos, da ineficiência do modelo de atendimento nos postos de saúde, sabemos da desvalorização da cultura e esporte da nossa cidade, precisamos estabelecer junto ao corpo docente, programas como, por exemplo, a “Educação cidadão", onde o aluno aprende a ser um cidadão de bem, honesto, organizado com o patrimônio público, me lembro de quando eu estudava nos anos 90 na escola Antônio Coelho, tinha o programa educacional para os alunos que se chamava "lixo no lixo", não se podia jogar uma casca de bala no chão, então, essas atitudes a gente leva pra vida, entende? Portanto, eu como vereador vou dar o meu melhor para poder atender os anseios da nossa população, para que possamos ter um município sempre melhor.
4- O senhor já tem um projeto de lei para apresentar nos primeiros dias de mandado?
R: Sim, vou fazer o meu trabalho de vereador com muito zelo, seriedade e transparência, buscando sempre para a discussão as necessidades da sociedade como um todo.
5- Oque o senhor pensa sobre a questão de emprego e renda para cidade de Nova Alvorada Do sul? Tem alguma proposta neste sentido.
R: sim. Eu penso que nova Alvorada necessita de mais empresas de grande porte, eu defendo abrir caminho e dar oportunidades para novos empresários trazerem seus empreendimentos para cá, uma vez que nova Alvorada do Sul é um ponto estratégico para a logística do nosso estado bem como da região centro oeste pro resto do país, então, é preciso investir nessa ideia, bater firme nesse ponto estratégico e tentar convencer grandes empresas a se instalarem por aqui, fomentado assim nosso mercado bem como emprego e renda.
6- O que Nova Alvorada do sul tem de melhor? E que ainda falta melhorar na opinião do senhor?
R: O que Nova Alvorada do sul tem de melhor é a diversidade do seu povo, pois aqui temos pessoas de toda parte do país, e o que temos que melhorar é a infraestrutura do nosso município.
7- Sabemos que na questão cultural, Nova alvorada do sul sempre foi uma cidade atrativa, com um produto artístico muito diversificado, com pessoas e artes a serem exploradas. Como o senhor enxerga essa questão estando no legislativo.
R: Você disse bem, "pessoas e artes a serem exploradas", e isso é verdade, e digo mais, exploradas e valorizadas, porque não adianta explorar um talento sem ter um incentivo significativo, e não é só cultural, no esporte também há muito que explorar, juntando esses dois, cultura e esporte aliados à educação, formarão grandes cidadãos atletas, artistas de diversos palcos, artesãos, que poderão carregar nossa bandeira por todo canto do mundo. Eu estando no legislativo, serei um grande incentivador de toda arte cultural e esportiva, eu entendo bastante das dificuldades da cultura porque venho de lá né, sou músico, sou cantor, então estamos por dentro de algumas coisas que acontecem nesse meio, vamos ficar de olho nisso ai também.
8- Qual a sua visão sobre as áreas sensíveis e de fundamental importância como saúde, educação e infraestrutura?
R: Esse tripé é necessário ter uma atenção muito especial, porque, se aí vai mal, o resto não pode esta melhor e é como já mencionei nas perguntas anteriores, é preciso cuidar mais, fazer mais e fazer bem feito com zelo porque o povo perece, aquelas senhorinhas que vão ao postinho de saúde com todo sofrimento e não consegue a vaga pra ser atendida, é um sistema de atendimento ineficiente, pois deixam as pessoas voltarem pra fila no próximo agendamento, é um absurdo; A educação até vai bem, porém, é preciso cuidar das frotas dos transportes escolares, alguns com irregularidades, isso deixa em risco a integridade física das nossas crianças. Sobre infraestrutura tem pontos específicos de nossa cidade que é uma vergonha, ruas recapeadas com péssimas condições tráfego, limpezas e pinturas muito centralizadas e um descaso com bairros afastado do centro com um lixão a céu aberto queimando a noite inteira, espalhando fumaça e cinzas nas casas, é inaceitável.
9 - Candidato, diferente da politicagem que é a parte podre, onde as pessoas usam da política em benefício próprio ou de outrem. As pessoas, principalmente os jovens, precisam se inteirar da prática saudável de fazer política, a começar que esta nada mais é, do que o ato de escolher, exercer, cobrar, pensar. Porque se deixarmos o barco correr, pessoas oportunistas, ultrapassadas, politiqueiras sempre farão partes desse cenário e as coisas continuarão sempre do mesmo jeito. Qual a sua visão sobre a participação política em uma cidade como Nova Alvorada do Sul?
R: Acho muito importante a participação direta da população na política, pois se isso acontecesse regularmente, tenho certeza que não ficariam no poder pessoas que só estão lá para benefício próprio, o brasileiro tem o hábito de não gostar de política, eu também já fui um desses até entender que eu era um doutrinado pra não gostar, e ao saber que a política está no nosso dia a dia, tá dentro das nossas casas, a política define tudo na nossa vida, então quem não gosta de discutir política não sabe que a decisão está em suas mãos. É preciso fazer com que as pessoas mudem a mentalidade sobre política, a sociedade precisa discutir e participar sim.
10- Como o candidato avalia a Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul?
R: É uma casa de grande parâmetro, porém, é necessário ser ocupada por pessoas que realmente queiram discutir políticas públicas em favor do cidadão, é preciso ter vereadores comprometidos com a verdade e que tenha respeito pelo povo que confiou seu voto para ser seu representante.
11- Para concluirmos gostaria de perguntar qual a função de um vereador?
R: Fiscalizar as secretarias e suas funções, ouvir o povo, discutir projetos que melhor beneficia a sociedade, fazer valer o direito do cidadão e trabalhar com honestidade e transparência.
Mín. 22° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas