CANDIDATO: NÉLIO JUSTEN / NUMERO: 45020 / PARTIDO: PSDB
1 - Candidato apresente-se, fale um pouco de você e sua trajetória!
Sou Nélio, filho desta terra, nascido e criado aqui. Educador físico por formação, com uma trajetória profissional de sucesso na área esportiva de Nova Alvorada do Sul, seja como Professor, Treinador e Gestor Municipal de Esporte.
Na política, fui vereador por dois mandatos consecutivos, no período de 2013 a 2020. Posteriormente, exerci a função de Assessor Parlamentar dos Deputados Felipe Orro e Pedro Pedrossian Neto.
Enquanto vereador, tive a grata satisfação de ser reconhecido nas pesquisas de opinião pública como o vereador mais atuante da história de Nova Alvorada do Sul, fruto da minha dedicação e das inúmeras conquistas viabilizadas através das reivindicações de minha autoria.
2 - Candidato, por que o senhor quer ser vereador?
Quero voltar à Câmara Municipal com o objetivo de continuar minha história de trabalho e conquistas.
Tenho plena convicção que com a experiência adquirida ao longo dos anos posso contribuir ainda mais com a melhoria de vida da nossa querida população sulnovaalvoradense com ações efetivas de mandato, tanto na esfera legislativa e também com intermediações junto aos órgãos do Governo do Estado e com nossos representantes na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional.
3 - Qual será realmente a sua área de atuação? A quem o senhor representará de fato na política de Nova Alvorada do Sul?
Minha bandeira será o bem-estar das pessoas. Quero ser o legítimo representante do povo, atuando em todos os segmentos da Administração Pública Municipal.
Falar assim pode parecer demagogia, porém o meu diferencial é que tenho um vasto histórico de conquistas e projetos aprovados nas mais diversas áreas da municipalidade, como saúde, educação, esporte, desenvolvimento econômico, cultura e agricultura familiar.
Minhas ações falam por mim. O eleitor pode esperar do Nélio um vereador acessível, atuante e comprometido com as causas de interesse popular.
4 - O senhor já tem um Projeto de Lei para apresentar nos primeiros dias de mandato?
Na verdade, tenho várias ideias e sugestões para a criação de leis que serão endereçadas ao Poder Executivo através de proposituras apresentadas em Plenário, haja visto que sou conhecedor das formalidades legais, evitando futuros vetos por discordância da Lei Orgânica Municipal e da Constituição Federal.
Seguindo essa linha de raciocínio na criação de leis para beneficiar nosso município, vou além: já estou lutando e mantendo contato frequente com o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul para a implantação de um Polo de Ensino Superior aqui em Nova Alvorada do Sul.
5 - O que o senhor pensa sobre a questão de emprego e renda para a cidade de Nova Alvorada do Sul? Tem alguma proposta nesse sentido?
Pauta de suma importância para o desenvolvimento econômico de nossa cidade, na qual quero contribuir com sugestões e ações de implantação de políticas de valorização do comércio local e atração de novas empresas, e desta forma potencializando a geração de novos empregos e a distribuição de renda.
Trago como sugestão obras de reestruturação do Polo Industrial já existente, bem como a implantação de cursos de qualificação profissional, promovendo a qualificação da mão de obra local, principalmente dos nossos jovens.
Por fim, faço questão de mencionar uma das principais conquistas de minha trajetória política, que foi a intermediação efetiva para a implantação do Centro de Distribuição da Gazin, que atualmente gera aproximadamente duzentos empregos diretos, sendo uma das principais molas propulsoras do desenvolvimento econômico sulnovaalvoradense.
6 - O que Nova Alvorada do Sul tem de melhor? E o que ainda falta melhorar, na opinião do senhor?
Certamente o que temos de melhor é a nossa população ordeira, trabalhadora, e uma logística privilegiada.
Creio que estamos no caminho certo, pois estamos avançando significativamente em todas as áreas da esfera administrativa, na busca incansável de oferecer uma melhor qualidade de vida para todos.
Vale destacar que estamos inclusos na Rota Bioceânica, e precisamos nos preparar para explorar da melhor forma esse privilégio, visando trazer benefícios para nosso município.
7 - Sabemos que na questão cultural, Nova Alvorada do Sul sempre foi uma cidade atrativa, com um produto artístico muito diversificado, com pessoas e artes a serem exploradas. Como o senhor enxerga essa questão estando no legislativo?
Sempre fui um apreciador e incentivador do segmento da Cultura do nosso município. Também sou conhecedor dos inúmeros talentos artísticos que possuímos.
Desta forma, quero continuar realizando ações de apoio, bem como buscar novos mecanismos para implantação de projetos, tanto na realização de eventos, que além de dar visibilidade aos nossos artistas, também fomenta a economia local, e principalmente na potencialização de acesso de nossas crianças e jovens.
Vou atuar incansavelmente objetivando acesso, principalmente das nossas crianças e jovens em projetos nas vertentes de Artes Cênicas, Músicas, Bandas, Artes Visuais, Artesanatos e Danças.
8 - Qual a sua visão sobre as áreas sensíveis e de fundamental importância como a saúde, educação, infraestrutura?
Certamente são áreas prioritárias e requerem investimentos significativos por parte do Poder Executivo. E na minha condição de Vereador, quero continuar sendo parceiro da população na captação de recursos para estas áreas, haja visto que ao longo dos anos tenho muitos recursos já canalizados para a municipalidade através da destinação de emendas parlamentares, frutos de pedidos de minha autoria junto aos meus parceiros na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.
Aproveito a oportunidade para citar alguns dos principais feitos que já realizei durante minha trajetória nos segmentos acima citados:
- Aparelho de ultrassonografia para o Hospital Municipal;
- Camas elétricas hospitalares;
- Aparelhos de ar-condicionado tanto para o hospital quanto para as Escolas Estaduais;
- Veículo van para a Secretaria Municipal de Saúde;
- Colchões infantis e bebedouro d'água para a ala da pediatria do Hospital Municipal;
- Recursos para a reforma de diversos postos de saúde de assentamentos;
- Aporte financeiro de mais de R$3.000.000,00 para o custeio da saúde;
- Disponibilização de R$500.000,00 para a aquisição e instalação de lâmpadas de LED;
- Implantação de um curso superior presencial da UEMS;
E muito mais, que você pode verificar em minhas redes sociais.
9 - Candidato, diferente da politicagem que é a parte podre, onde as pessoas usam da política em benefício próprio ou de outrem. As pessoas, principalmente os jovens, precisam se inteirar da prática saudável de fazer política, a começar que esta, nada mais é, do que o ato de escolher, exercer, cobrar, pensar. Porque se deixarmos o barco correr, pessoas oportunistas, ultrapassadas, politiqueiras sempre farão partes desse cenário e as coisas continuarão sempre do mesmo jeito. Qual a sua visão sobre a participação política em uma cidade como Nova Alvorada do Sul?
Infelizmente, vivemos em uma notória crise política no Brasil. Nos últimos anos acompanhamos pela internet e pela televisão diversos casos de corrupção dentro da política.
Porém, isso serviu de alerta à população. Com o advento da internet e o fácil acesso à informação, o eleitor tem ficado cada vez mais cauteloso ao confiar seu voto em algum candidato.
Por isso, acredito que a população de Nova Alvorada do Sul será criteriosa nessas eleições, assim como já vem sendo ao longo dos anos. Acredito na população para eleger bons candidatos que farão um trabalho relevante pela nossa cidade.
10 - Como o candidato avalia a Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul?
Cumpridora de suas atribuições, onde criaram e fiscalizaram leis de interesse coletivo.
11 - Para concluirmos gostaria de perguntar qual a função de um vereador?
Além das atribuições constitucionais, que são legislar e fiscalizar, é no meu ponto de vista, ser um legítimo representante da população.
Ouvir as demandas, levar ao plenário, fazer intermediações junto aos órgãos institucionais, ser o elo de ligação com o Poder Executivo Municipal, e principalmente saber aproveitar oportunidades, como por exemplo, a já citada intermediação para a implantação do Centro de Distribuição da Gazin e o Curso de Nível Superior da UEMS.
Mín. 22° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas