CANDIDATA:ANDREA FIM / NUMERO: 45123 / PARTIDO: PSDB
1 - Candidata apresente-se, fale um pouco de você e sua trajetória!
Sou Andrea Fim, Vereadora com mandato 2021/2024, graduada pela Unigran Dourados em Estética e Cosmética, onde atuo na área desde 2018, moro em Nova Alvorada do Sul desde que nasci em 1985, morei na infância em fazenda próxima a Pana e Volta Redonda, em 1995 com falecimento do meu pai vim para a cidade, residindo no mesmo endereço até hoje. Sou casada com Lourival e mãe do Gabriel e do Pietro.
2 - Candidata, por que a senhora quer ser vereadora?
Sou Vereadora até dia 31/12/2024, e quero continuar desenvolvendo meu trabalho na representação dos cidadãos sul-nova-alvoradenses, contribuir de forma ativa na construção de políticas públicas que beneficiem de forma coletiva meu Município e ser a voz de quem precisa ser ouvido. Quero continuar a desenvolver minha representação!
3 - Qual será realmente a sua área de atuação? A quem a senhora representará de fato na política de Nova Alvorada do Sul?
Saúde, educação, assistência social, esporte, segurança, cultura, enfrentamento a violência contra mulher, inserção de jovens no esporte, mulheres no mercado de trabalho, inclusão social e garantia a saúde de todos os cidadãos, um vereador deve representar toda população em suas demandas. Legislar nos impõe representar todas as áreas, em todas as suas necessidades.
4 - A senhora já tem um Projeto de Lei para apresentar nos primeiros dias de mandato?
Já apresentei 18 leis sancionadas de interesse público em meu primeiro mandato, ao qual disponibilizo em minha prestação de contas, e com certeza buscarei apresentar não só um mas quantos forem necessários para garantir a defesa dos direitos dos cidadãos sul-nova-alvoradenses.
5 - O que a senhora pensa sobre a questão de emprego e renda para a cidade de Nova Alvorada do Sul? Tem alguma proposta nesse sentido?
Temos oferta de mão de obra especializada e ainda recursos de capacitação que não suprem a demanda, minha sugestão sempre foi investir em capacitação, escolas técnicas, universidades sediadas em nosso Município para que haja a facilidade de formação técnica profissional, parcerias público privadas, com incentivos fiscais para a implantação de novas empresas, programas de apoio ao empreendedorismo, estímulo à criação de cooperativas e associações entre os produtores rurais para fortalecer a comercialização da agricultura familiar, desenvolvimento da economia criativa. Sugestões que fomentam a economia local e de forma direta estimula a geração de emprego e renda a todos os setores da comunidade local.
6 - O que Nova Alvorada do Sul tem de melhor? E o que ainda falta melhorar, na opinião da senhora?
É um Município bem localizado, com perspectiva de crescimento a curto prazo, rica em sua agricultura e pecuária. Precisamos de Universidades para formação de profissionais, é dificultoso a luta para os estudantes; atendimentos especializados para o público autista, para pacientes com câncer, projetos ambientais no sentido do embelezamento ecológico do município.
7 - Sabemos que na questão cultural, Nova Alvorada do Sul sempre foi uma cidade atrativa, com um produto artístico muito diversificado, com pessoas e artes a serem exploradas. Como a senhora enxerga essa questão estando no legislativo?
Sou propositora da Lei 959/2022 que dispõe a obrigatoriedade da apresentação dos nossos artistas locais em todos os eventos públicos, busquei com isso reconhecer a riqueza de nossos cidadãos. É fundamental legislar em prol da cultura como forma de transformar Nova Alvorada do Sul em um município com muito mais igualdade e que valoriza suas raízes.
8 - Qual a sua visão sobre as áreas sensíveis e de fundamental importância como a saúde, educação, infraestrutura?
Atuo com muita dedicação nas causas atípicas, defendendo os direitos das mães, mulheres em situação de vulnerabilidade, desenvolvi e pretendo continuar desenvolvendo políticas públicas que defendam causas necessárias. Saúde, educação, infraestruturas são pilares que devem ser acompanhados dentro de sua rotina, e cabe ao vereador a fiscalização e a luta pela garantia do desenvolvimento em cada setor.
9 - Candidata, diferente da politicagem que é a parte podre, onde as pessoas usam da política em benefício próprio ou de outrem. As pessoas, principalmente os jovens, precisam se inteirar da prática saudável de fazer política, a começar que esta, nada mais é, do que o ato de escolher, exercer, cobrar, pensar. Porque se deixarmos o barco correr, pessoas oportunistas, ultrapassadas, politiqueiras sempre farão partes desse cenário e as coisas continuarão sempre do mesmo jeito. Qual a sua visão sobre a participação política em uma cidade como Nova Alvorada do Sul?
Está em meu discurso desde quando decidi entrar na caminhada que a política é mais que uma troca de favores, ser político é se colocar a servir e representar uma população, é uma grande responsabilidade com a construção de uma sociedade. Quando escuto: “Não gosto de política”, busco mostrar a necessidade de “conhecer o que é política”, a saúde, educação, segurança, cultura, infraestrutura, tudo isso depende de agentes políticos, prefeito e vereadores por exemplo, que trabalham desenvolvendo políticas públicas que irão tornar possível o acesso a população, e quando deixamos de entender que não existe política para meu acesso a tudo isso, perdemos a oportunidade de evoluir e conquistar desenvolvimento.
10 - Como a candidata avalia a Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul?
Essencial e totalmente participativa para o desenvolvimento das políticas públicas do Município. Contribui de forma efetiva.
11 - Para concluirmos gostaria de perguntar qual a função de um vereador?
Legislar, fiscalizar, desenvolver políticas públicas de interesse coletivo, representar a população!
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 39°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 38°
Tempo nublado