CANDIDATO: LUAN PSICOLOGO / NÚMERO: 40.000 / PARTIDO: PSB
1 - Candidato apresente-se, fale um pouco de você e sua trajetória!
Sou servidor efetivo da prefeitura desde 2017 e atuei na Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, na equipe volante do CRAS, na equipe urbana do CRAS e antes do meu afastamento por conta da política estava na equipe da CASA LAR e na Família Acolhedora. Em todos os locais atuei como psicólogo, profissão que me formei em 2016 e finalizei o mestrado em psicologia no ano passado
2 - Candidato, por que o senhor quer ser vereador?
Dentro do serviço público observamos como funcionam as políticas públicas e acredito que deva ser o mínimo de um legislador conhecer sobre essas políticas que ele irá fiscalizar. Então penso que não adianta pedir por uma câmara mais eficaz e participativa, precisamos mostrar como fazer melhor. Eu também não me sinto representado e acredito no potencial da cidade que escolhi construir meu futuro, por isso dispus meu nome como candidato a vereador, assim posso mostrar que dá pra fazer diferente.
3 - Qual será realmente a sua área de atuação? A quem o senhor representará de fato na política de Nova Alvorada do Sul?
Em nosso plano de mandato dividimos em 7 eixos/áreas, como pode ser visto em https://sites.google.com/view/psicologoluan/plano-de-mandato, entretanto é claro que algumas áreas serão prioritárias, por isso defenderei veementemente políticas para Assistência Social, Cultura e Esporte, Educação e Saúde Mental. Além dessas áreas, enquanto trabalhador no executivo é natural que eu queira a valorização do servidor e atuarei para a aprovação de um plano de cargos e carreiras e na valorização da saúde mental dos servidores municipais. Sou o único candidato que declarou a justiça eleitoral ser LGBT+, isso também é um dado e uma comunidade que busco representar, porém já venho mostrando competência para pensar e desenvolver um trabalho para além das pautas identitárias e continuarei através do trabalho do mandato.
4 - O senhor já tem um Projeto de Lei para apresentar nos primeiros dias de mandato?
Há diversas ideias e projetos possíveis para apresentar, penso que o mandato deve ser participativo então a primeira ação do mandato será de convidar servidores e população para entender quais serão nossas prioridades. Porém, podemos citar aqui a atualização da lei do Programa Segurança Alimentar da Assistência Social, Uma lei para organizar a Rede de Atendimento Psicossocial na saúde mental; formular legislação que verse sobre o abandono e maus-tratos de animais domésticos, além de propor estudo técnico para um plano de controle populacional de animais domésticos; um plano de mobilidade urbana; Instituir um calendário esportivo no município de Nova Alvorada do Sul que abarque diversas modalidades.
5 - O que o senhor pensa sobre a questão de emprego e renda para a cidade de Nova Alvorada do Sul? Tem alguma proposta nesse sentido?
A potencialização das políticas públicas no município por si só potencializa a geração de emprego no município. Pela experiência na Assistência Social acredito que temos que qualificar a mão de obra no município, além disso um ponto que me preocupa é o primeiro emprego para adolescentes de 16/17 anos, não mercado formal que acolha essa população, com isso muitos têm optado pela evasão escolar para entrar em um trabalho informal. Além disso, faremos um mandato que construa pontes, então estaremos ao lado do executivo para buscarmos novas empresas e formas de geração de emprego para cidade.
6 - O que Nova Alvorada do Sul tem de melhor? E o que ainda falta melhorar, na opinião do senhor?
Nova Alvorada do Sul tem uma população trabalhadora e acolhedora, temos uma posição geográfica excelente para logística de grandes empresas. Contudo, temos pontos a melhorar, hoje há grande dificuldade de encontrar casas para alugar, temos crescido sem um planejamento urbano/habitacional. Também temos muita dificuldade em integrar a população do campo com a área urbana, isso faz com que tenhamos uma realidade muito destoante entre a cidade e o campo.
7 - Sabemos que na questão cultural, Nova Alvorada do Sul sempre foi uma cidade atrativa, com um produto artístico muito diversificado, com pessoas e artes a serem exploradas. Como o senhor enxerga essa questão estando no legislativo?
É fundamental que Cultura e Esporte sejam pontos de alto investimento, é neles que há prevenção do uso e abuso de drogas por adolescentes, a construção do senso de comunidade e diversas habilidades sociais são desenvolvidas. Por isso nosso plano de mandato tem tantas proposições sobre essas áreas, a primeira delas é Indicar ao executivo a criação de uma secretária da Juventude, esporte, cultura e lazer. Além disso, é fundamental que tenhamos um calendário de festividades, também é proposição desse mandato estudar e buscar emendas para construção de um anfiteatro e Buscar parcerias, no município e na região, para realização de projetos culturais na concha do parque como: Festivais, saraus, espetáculos e demais formas de intervenções culturais;
8 - Qual a sua visão sobre as áreas sensíveis e de fundamental importância como a saúde, educação, infraestrutura?
Na educação ainda não temos equipes de psicologia escolar e do serviço social conforme determinação da lei 13.935/2019, então precisamos nos adequar e começarmos esse trabalho. Faremos um mandato atuante, então Realizaremos o enfrentamento a temas como drogas, gravidez na adolescência, violência escolar, discussão sobre as necessidades específicas de Pessoas com Deficiência ou pessoas neurodivergentes e outros temas trazidos pela comunidade escolar, por meio de palestras e psicoeducação. Na saúde, precisamos conversar sobre saúde mental e desenvolver um plano de atendimento/enfrentamento para essa área. No que cerne a infraestrutura, precisamos realizar estudos para compra/construção de imóveis para deixarmos os aluguéis, além de construirmos um plano de mobilidade urbana para nosso município, serão requeridas e/ou indicadas a realização dessas ações ao executivo.
9 - Candidato, diferente da politicagem que é a parte podre, onde as pessoas usam da política em benefício próprio ou de outrem. As pessoas, principalmente os jovens, precisam se inteirar da prática saudável de fazer política, a começar que esta, nada mais é, do que o ato de escolher, exercer, cobrar, pensar. Porque se deixarmos o barco correr, pessoas oportunistas, ultrapassadas, politiqueiras sempre farão partes desse cenário e as coisas continuarão sempre do mesmo jeito. Qual a sua visão sobre a participação política em uma cidade como Nova Alvorada do Sul?
A participação política em nossa cidade é extremamente baixa no decorrer dos mandatos, não há discussões políticas, não há mandatos participativos e coletivos, há pessoas que são filiadas em partidos e nem sabem direito o por quê ou quando se filiaram. Então quanto mais participativo for o legislativo, menos gente oportunista teremos, para quebrar isso precisamos apostar em candidaturas que se proponham a dialogar e realizar mandatos participativos durante os quatro anos e essa é nossa proposta.
10 - Como o candidato avalia a Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul?
Extremamente omissa, não há trabalho nos bairros. Trabalho no executivo e em 07 anos somente um vereador visitou o setor para saber das demandas, ouvimos falar que mais fazem cursos do que trabalham. Acredito que é de extrema importância a educação permanente de qualquer cargo, mas ela não deve se sobrepor ao papel para que foram eleitos
11 - Para concluirmos gostaria de perguntar qual a função de um vereador?
Acredito que a representação da comunidade seja uma das funções importantes para um vereador, essa função de representar está ligada a proposição de Leis e da fiscalização/transparência do executivo. Além disso, o vereador deve incentivar o desenvolvimento de projetos comunitários/organizações da sociedade civil, tendo em vista que o executivo tem morosidade em resolver algumas questões. Essas funções servem para garantir que estejamos construindo um futuro melhor para população e caminhando para o progresso
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 39°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 38°
Tempo nublado