Após encerradas as convenções partidárias em Mato Grosso do Sul, os partidos precisam se atentar ao prazo de homologação das candidaturas, que termina no dia 15 de agosto, próxima quinta-feira.
Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.
Em Campo Grande, por exemplo, o número de candidatos a prefeitura caiu de oito para sete nomes. São os candidatos: Rose Modesto (União), Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT), Beto Figueiró (Novo), Ubirajara Martins (DC), Luso Queiroz (Psol) e Beto Pereira (PSDB).
Pelo calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas. Até o momento, conforme o DivulgaCand (Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais), 72 candidatos a prefeitos e vice, além de 1.920 candidatos a vereadores em cidades de MS, já homologaram a candidatura.
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mais de 2 milhões de eleitores devem comparecer às urnas nos municípios de MS para eleger prefeitos e vereadores.
Divulgação de candidaturas
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os objetivos do DivulgaCand são garantir a transparência dos dados e ajudar na escolha dos prefeitos e vereadores nas eleições de outubro.
Na página, é possível acessar informações sobre os cargos, candidaturas, atas das convenções partidárias e resumos das prestações de contas dos partidos.
Já nas informações individuais, é possível ver a situação do registro do candidato, a foto, o nome e o número dele na urna, a relação de bens e as certidões criminais. As propostas de governo dos candidatos ao cargo de prefeito também estão no sistema do TSE.
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 39°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 38°
Tempo nublado