Nova Alvorada do Sul vinha mantendo o número de casos diários de covid-19 abaixo de cinco, porém, de acordo com o novo boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (18), foram confirmados 42 novos casos em 24 horas. O município contava no dia 30 de dezembro 2543 casos confirmados contra 2693 casos atuais, acumulando 150 novos casos confirmados em apenas 18 dias. Já no último dia 7 de janeiro o número de infectados era de 2557 casos.
Desde a última sexta-feira (14) o números de casos estão em linha ascendente, ou seja estão subindo muito acima da média diária, na sexta feira ocorreu um grande evento particular dentro da antiga escola militar, que foi desapropriada pelo atual prefeito Paleari alegando que o local é um investimento para a educação do município, mesmo assim foi cedido a uma empresa para a mesma realizar uma festa que contou com show ao vivo e farta distribuição de comida e bebidas, conforme vídeos e fotos que circulam nas redes sociais não foi constatada a aplicação de qualquer medidas para conter o avanço da Covid no local da festa. Com muitas pessoas de fora do município, não foi exigido pela secretaria de saúde o uso de mascaras, distanciamento ou apresentação do passaporte da vacina, nenhum servidor da Vigilância sanitária estava no local, também não foi medida a temperatura dos convidados ao adentrarem ao local
Conforme os boletins divulgados na segunda-feira (17) eram 2651 casos confirmados com 243 pessoas isoladas, já nesta terça-feira (18), 24 horas após a divulgação do boletim anterior o número de infectados assustadoramente saltaram para 2693 pessoas infectadas e 459 pessoas em isolamento, números alarmantes para uma situação que já estava sendo controlada, é de se assustar que em 24 horas mais de 216 pessoas foram colocadas em isolamento e 42 pessoas contraíram o vírus da covid.
Algo precisa ser feito, com o descaso da administração municipal que deixou de fiscalizar e exigir que as normas de segurança e enfrentamento fossem seguidas, com o péssimo exemplo do prefeito municipal Paleari, Secretários, Servidores municipais e até alguns vereadores que compareceram ao evento e foram flagrados aglomerados e sem a utilização de mascaras, fica difícil a população seguir as recomendações, os governantes que devem dar o exemplo são os primeiros a descumprirem com seus papeis de líderes e darem o péssimo exemplo a população.
A previsão para os próximos dias, segundo uma fonte dentro do hospital municipal, é de aumento no número de casos suspeitos e, consequentemente, de confirmados para coronavírus. Ontem e hoje foi grande o número de pessoas que procuraram o hospital com sintomas da Covid, entre elas alguns servidores ou familiares deles, e a tendência é aumentar essa semana. “Por isso nunca é demais pedir à população que não aglomere, use mascaras, não deixe de completar o ciclo vacinal, com a primeira, segunda e dose de reforço. Fiquem atentos ao calendário de vacinação e continuem respeitando os protocolos para impedir a proliferação do vírus, usando máscaras, álcool gel e sem aglomerações”, recomenda.