A construção de fossas sépticas em calçadas é proibida, mas ainda assim moradores têm ignorado o Código de Obras do Município e promovido a prática ilegal. Na última semana a Vereadora Andréia Fim, foi uma dessas a ignorar a lei, frente a sua residência, na calçada foi construída uma fossa séptica e gerou reclamações de moradores indignados.
A indignação é de se tratar de uma vereadora, fiscalizadora e conhecedora da lei, de onde deveria partir o exemplo.
Cabe agora a Secretaria Municipal de Obras fiscalizar e tomar providências em relação a obra particular.
Código de Posturas do Município proíbe a construção de Fossas Sépticas e Sumidouros em passeios públicos. A construção, além de ser ilegal, pode ocasionar acidentes fatais com pessoas e/ou animais.
Segundo um servidor da Secretaria de Obras, o Código de Obras proíbe e diz que, “verificada a invasão ou usurpação de logradouro público, em consequência de obra de caráter permanente, a Prefeitura deverá promover a imediata demolição da mesma". As fossas em calçadas atrapalham obras próximo ao local, a circulação de pedestres e projetos de ampliação da rede de água, uma fossa em local inapropriado pode haver contaminação do sistema de abastecimento. A calçada é para todos e não é propriedade particular de uma única pessoa. Más, se tratando de uma autoridade tudo pode acontecer. Explica o servidor que preferiu não ser identificado.