Sábado, 23 de Janeiro de 2021 19:06
67 99698-9354
Nova Alvorada do Sul Imprensa

Carta Aberta ao presidente da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, Sr. Renilson Cesar e Prefeito Municipal José Paulo Paleari

A comunicação é um importante elo entre governos e cidadãos

08/01/2021 17h48 Atualizada há 2 dias
2.469
Por: Redação
Carta Aberta ao presidente da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, Sr. Renilson Cesar e Prefeito Municipal José Paulo Paleari

Caro Presidente e Prefeito;

 

De modo geral, no Brasil, o cidadão tem uma visão negativa dos órgãos públicos, em especial em relação ao Poder Legislativo, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. A literatura aponta que mais da metade, 60% a 70% da população brasileira, não sabe o significado de Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado Federal.

Neste cenário, as instituições públicas, e o Poder Legislativo em especial, têm investido em comunicação. Alguns Legislativos têm estruturado setores especializados em comunicação, para definir a estratégia que será usada na interação com o cidadão e na prestação de contas ao público das suas ações.

Entre os fatores estruturantes de uma estratégica de comunicação, destaca-se, em primeiro lugar, a assessoria de imprensa. A literatura aponta que estas tiveram na área governamental, nos últimos anos, uma grande expansão. Sua marca principal foram as mudanças nas atividades de responsabilidade dessas assessorias e a formação de um segmento profissional que exige conhecimentos especializados para dar conta de seu novo papel no contexto burocrático do Estado.

Segundo teóricos da comunicação, a comunicação no setor público precisa ser executada conforme a necessidade de transparência e democratização do Estado. O que eleva a necessidade do Estado a repensar a forma em que se comunica na esfera pública com os cidadãos. Para tanto, o governo precisa reunir atributos que possam conferi-lhe a sua marca: legitimidade e transparência as ações governamentais. O que segundo Brandão (2003), a instituição governamental deve considerar como valores essenciais: a participação, o dinamismo, a agilidade e a mobilidade, que juntos podem possibilitar o intercâmbio entre o governo e a sociedade, num caminho constante de troca de ideias.

Nova Alvorada do Sul está seguindo outro caminho, é preciso colocar pessoas capacitadas tecnicamente, pessoas que consigam passar do primeiro parágrafo ao produzir um texto, assessoria de imprensa não é só postar um bom dia e boa tarde em redes sociais, postar uma simples foto. As ações desenvolvidas pelo assessor de imprensa melhoraram a imagem do assessorado na imprensa e na sociedade.

Está na hora de Nova Alvorada do Sul ter uma assessoria de comunicação de respeito, com pessoas devidamente preparada e experiência na área jornalística, dentro da própria Câmara existe o profissional, para que colocar outra pessoa sem capacidade para o cargo se é esse profissional não valorizado que irá escrever os textos para que a figurativa assessoria de imprensa publique.

Senhor Presidente, vamos valorizar a classe jornalística, o profissional, capaz de produzir um texto sem copia-lo na internet, em Nova Alvorada do Sul existem sim profissionais capacitados sendo uma ex assessora parlamentar e um servidor de carreira capazes de representar a Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul sem vexames.

Essa mesma carta aberta serve também ao excelentíssimo Senhor Prefeito Jose Paulo Paleari, a comunicação do executivo é de grande importância, é ela que irá representar vossa excelência, muito cuidado ao entregar o comando desta pasta a pessoas que trabalharam em interesse próprios, onde que após o rompimento toda informação colhida será usada contra o executivo, nisso o estrago poderá ser grande e respingar em vossa imagem perante a população.

Como o Senhor mesmo pregou e prega, novos tempos, vamos deixar a política de apadrinhamento ou indicação e dar mérito a quem realmente mereça por capacidade técnica, nada mais além disso e capacidade técnica.

A redação do Portal Folha da Cidade MS deseja uma boa gestão com sabedoria e celeridade.

 

Portal Folha da Cidade MS

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias