Uma suposta interferência do investigado pela Lava Jato, ex ministro e também ex senador Delcídio do Amaral, na administração do executivo municipal de Nova Alvorada do Sul que tomará posse no próximo dia 1 de janeiro, tem gerando grande revolta em parte dos apoiadores do próximo prefeito José Paulo Paleare.
Conforme Áudios e mensagens postadas nos grupos de WhatsApp Novas Ideias, a revolta seria grande, o motivo de tanta revolta seria o suposto envolvimento de Delcídio do Amaral para indicar supostos secretários de fora do município na administração municipal.
Delcídio do Amaral foi o primeiro senador a ser preso no exercício do mandato. Queria ajudar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a fugir do país em um jatinho (um Falcon). Da carceragem de Curitiba, ganhou a liberdade, mas não o mandato. Fez delação premiada, faz política e cuida de uma fazenda em Corumbá (MS), onde anda a cavalo.
As conversas publicadas no grupo seriam sobre possível indicação de Delcidio de secretários em algumas secretarias estratégicas e a indicação da diretoria do Hospital Municipal para uma indicada de um vereador eleito.
Outro ponto de discórdia seria uma suposta interferência do prefeito eleito na eleição da Câmara Municipal para a escolha da nova mesa diretora, a moeda de troca seria oferecimento de cargos em algumas secretarias e em atender as reivindicações dos vereadores que apoiaram na eleição. Caso isso se confirme, o eleitor pode dar adeus as atribuições dos vereadores que é fiscalizar as ações do executivo.
Até o momento são somente suposições e a população está atenta, ainda mais após Paleare levantar a bandeira de uma nova política durante a eleição em Nova Alvorada do Sul, se isso for cumprido, o eleitor não encontrará ninguém que já transitou "pulando de galho em galho" entre as administrações de Juvenal Neto e Arlei Barbosa.
Fica aberto o espaço ao prefeito eleito e ao ex ministro Delcidio para esclarecimentos e contestações.